Revista Alternativa

Selo do Bicentenário de Independência do Brasil na Bahia é lançado com a presença do Presidente Lula

Os Correios lançaram na Base Aérea de Salvador (BA), o selo institucional do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; da ministra da Cultura, Margareth Menezes; da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; do ministro da Casa Civil, Rui Costa; do secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; do senador Jacques Wagner; e do superintendente estadual interino dos Correios na Bahia, Vaner José do Prado, entre outras autoridades. 

O Presidente Lula enalteceu o lançamento da peça filatélica e a data tão especial ao País e ao povo da Bahia. “Esse selo é uma justa homenagem ao povo baiano pela sua capacidade de luta, pela sua generosidade, e pelo povo que é, alegre, festivo, mas que quando tem que lutar não vacila, vai pra cima e derrota o adversário”, disse. 

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, ressaltou a importância das emissões filatélicas. “Em seus 360 anos os Correios têm registrado, por meio da filatelia, os fatos marcantes da história do País e não poderiam deixar de celebrar esse marco tão relevante para a Bahia e para o Brasil. Com o lançamento do selo, fazemos justiça aos heróis deste valente estado, que tanto se empenharam pela liberdade da nossa pátria”, afirmou.

O dia 2 de julho celebra o movimento de independência do Brasil em terras baianas. Sete meses antes da proclamação por Dom Pedro, os portugueses se recusaram a sair da então província, gerando a revolta de baianas e baianos pela emancipação do estado em uma guerra que durou até a expulsão dos portugueses, em 2 de julho de 1823. Pode-se dizer, assim, que a independência do Brasil se consolidou com a independência da Bahia. 

Sobre o selo – A inspiração para criar a arte da emissão postal está no passado, na Independência da Bahia, que completa 200 anos e foi decisiva não só para o estado como para todos os brasileiros. 

O selo lançado associa-se aos festejos do 2 de Julho e está sendo utilizado nas comunicações do governo estadual não só em memória à data, como também para sublinhar as ações que colocam a dignidade do povo em primeiro plano. 

A síntese desse sentimento está refletida em peça filatélica composta por imagem e texto. O conceito “Terra da Liberdade” faz referência à rica história de lutas e conquistas de baianos e baianas, ao tempo em que reforça demandas atuais por respeito, inclusão, justiça e liberdade.

Para representar visualmente a mensagem, reforçando a importância da independência da Bahia para o Brasil, a marca simula a bandeira nacional, construída pela força de uma mão negra, que, em outra leitura, remete a um caboclo ou cabocla segurando um arco, uma alusão às lutas do passado e do presente. Um conjunto forte de elementos e signos que representam bem o orgulho de outrora e a projeção de um futuro ainda mais glorioso. 

O selo institucional é um produto filatélico focado em um motivo temático do universo sociocultural de relevância nacional ou internacional, impresso sob demanda, com período definido para comercialização.

A emissão está disponível para a venda na loja virtual dos Correios.  

Noticias Recentes

VACINAÇÃO

Bahia registra avanço na cobertura vacinal do calendário infantil em 2023 Os destaques são para

Ler mais »