Revista Alternativa

Salvador recebe pré-estreia do filme “Atrás dos meus olhos”

Obra cinematográfica é sobre a doença ocular da tireoide, condição rara, grave, crônica e progressiva, que pode levar à cegueira1

O filme “Atrás dos meus olhos” no Candyall Ghetto Square, Candeal, em Salvador (BA). A produção audiovisual conta a história de Celina, uma fotógrafa conceituada diagnosticada com a doença ocular da tireoide (DOT), que viaja pelo mundo registrando com um olhar poético a realidade da vida periférica, cuja última viagem foi a um tradicional bairro da capital baiana.

“O filme Atrás dos meus olhos mostra os desafios de quem convive com DOT e a longa jornada que, geralmente, essas pessoas percorrem até obter um diagnóstico conclusivo. Além de elevar a conscientização a respeito dessa doença que ainda é pouco conhecida e subdiagnosticada, realizar esse evento no Candyall é um pequeno ato de gratidão, ao apoio que tivemos nas gravações na região”, explica a idealizadora do projeto e diretora executiva do filme, Kely Nascimento.

A obra cinematográfica, que conta com trilha sonora de Carlinhos Brown e Fernanda Takai por meio da canção ‘Amor Raro’, é dirigida por Pedro Henrique Moutinho e conta com a participação de duas atrizes com DOT. “Por mostrar a realidade de quem vive com a doença, o filme encoraja outras pessoas a buscarem ajuda. O diagnóstico precoce da doença ocular da tireoide é essencial”, completa Kely.

Antes da exibição do filme será transmitido um vídeo de cartunistas de várias regiões do Brasil que criaram cartoons como mais uma fonte facilitadora de informação sobre DOT. Após a exibição do média-metragem, o médico endocrinologista Dr. Helton Estrela Ramos mediará uma roda de conversa entre a plateia, elenco, associações de pacientes e profissionais da saúde para discutir a importância da arte como instrumento facilitador de temas relevantes na saúde pública, bem como para esclarecer dúvidas sobre a doença.

O evento de pré-estreia do “Atrás dos meus olhos” conta com a organização das associações de pacientes Instituto Renascimento e Crônicos do Dia a Dia e tem o apoio social da biofarmacêutica Horizon Therapeutics.

Noticias Recentes