Foto: Divulgação
Cobrir a caixa d’água é um importante ato para o combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue, Chikungunya e Zika. Neste sentido, as capas são importantes aliados para reduzir a proliferação do mosquito. Até o momento, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou 4 mil unidades.
As capas são utilizadas em tanques que variam de 200 a 1.000 litros de água de armazenamento. O Governo Municipal adquiriu mais 19.780 para manter a proteção.
Os itens são distribuídos pelos agentes de endemias nas residências que contém caixas d’água destampadas. Os tanques descobertos com água parada estão entre os principais pontos para criadouros do mosquito.
De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Referência em Endemias, Síntia Sacramento, as capas se tornaram fundamentais para evitar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
“A cobertura de tanques representa uma medida eficaz para diminuir possíveis locais de criadouros e evitar o contato do mosquito com a água parada”, afirma.