Revista Alternativa

Parque Erivaldo Cerqueira recebe alunos para encerramento de Expedição Histórica

O Parque Municipal Erivaldo Cerqueira, onde fica a Lagoa do Geladinho, no bairro Baraúnas, em Feira de Santana, recebeu estudantes do 3º Ano no encerramento de uma Expedição Histórica. A ação busca, entre outros objetivos, potencializar o aprendizado através de vivências em alguns dos importantes locais da cidade e preservar as memórias feirenses.

Ana Beatriz Vieira falou um pouco sobre a experiência que viveu durante a iniciativa. “Foi muito interessante. Eu adorei. Conhecemos muito sobre Feira. Visitamos os distritos de Humildes e Tiquaruçu e vimos as diferenças entre eles, a exemplo da economia”, disse a estudante, além de acrescentar que a Expedição Histórica a fez ter mais amor pelo município. Samuel Oliveira se emocionou no Casarão Froes da Mota, localizado no centro feirense, que é administrado pela Fundação Senhor dos Passos, entidade presidida por seu avô Alpiniano Filho.

Iniciada em setembro, mês do aniversário de Feira de Santana e em que estudantes cantaram na escadaria da Prefeitura Municipal em homenagem à cidade, e encerrada na manhã de 28 de outubro, inclusive com encenação sobre a vida de Erivaldo Cerqueira, radialista que nomeia o Parque Municipal, a Expedição Histórica passou também por locais como o centro comercial feirense e o Mercado de Arte Popular (MAP). A ação integra o tradicional projeto Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, desenvolvido de forma pioneira pela Escola João Paulo I (JPI).

Vivendo Feira

No projeto, que engloba componentes curriculares de Geografia, História e Língua Portuguesa, estudantes ‘mergulham’ na trajetória feirense, estudam também o momento presente da cidade e se identificam como agentes transformadores do município, algo necessário para uma Feira de Santana melhor. O Vivendo Feira é encerrado com espetáculo musical, que finaliza o ano letivo, em que os estudantes apresentam o que aprenderam ao longo do ano sobre a cidade. “As crianças também biografam pessoas que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento feirense. Neste ano, que comemoramos os 50 Anos da JPI, os biografados são pessoas que fazem parte dessas cinco décadas em que nossa Escola vem contribuindo para o bem da Princesa do Sertão”, declarou a integrante da coordenação do Ensino Fundamental I, segmento que engloba o 3º Ano, professora Karine Oliveira.

Noticias Recentes