Feira de Santana ganhou mais uma homenagem pela passagem dos seus 190 anos, celebrados na última no ultimo de 18/9. De autoria do Deputado Estadual Pablo Roberto (PSDB), uma sessão especial foi realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), reuniu deputados, secretários municipais, vereadores, autoridades, empresários, representantes sindicais, membros da sociedade civil e feirenses que se mobilizaram para prestigiar o momento que foi marcado por muita representatividade e orgulho da nossa cidade.
“Tenho muito orgulho de ser filho de Feira de Santana, uma cidade que honra sua história, seu legado, suas raízes e completou 190 anos de muita luta, progresso e desenvolvimento. Uma terra de grandes homens, de grandes mulheres, Feira é plural. Eu sinto muito orgulho em ter feito parte desta história e ter contribuído para engrandecer o seu nome”, disse Pablo em seu discurso, lembrando sua trajetória na cidade.
“Assistente social, conselheiro tutelar, vereador, secretário de prevenção à violência, secretário de desenvolvimento social, secretário de agricultura. Em cada espaço que ocupei, tenho a consciência que deixei a minha contribuição para o desenvolvimento da minha cidade. Agora, enquanto Deputado Estadual, muito trabalho tenho tido para continuar contribuindo e me dedicando todos os dias, pela nossa Princesa do Sertão “, enfatizou o deputado, que ainda contemplou diversas figuras emblemáticas da cidade, como o jogador de futebol Anderson Talisca, a banda Pagode do Segredo e o ex-governador da Bahia João Durval Carneiro.
A sessão foi conduzida pelo presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, e a mesa foi formada pelo deputado Pablo Roberto, a procuradora de Justiça do Estado da Bahia, Norma Angélica Reis Cardoso, a coordenadora do Núcleo de Atuação Estratégica da Defensoria Pública, Mônica Aragão, o prefeito Colbert Martins Filho, o vereador Jurandy Carvalho, a presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, Lélia Vítor Fernandes, o comandante regional de Bombeiros Militares da Região Leste, Cel. BM. Nelzito Oliveira, o comandante do 35º Batalhão de Infantaria, Ten. Cel. Vando Azevedo, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira, Luiz Mercês, o secretário de desenvolvimento econômico da Bahia, Angelo Almeida, e o vice-presidente do Instituto Pensar Feira, Marcelo Alexandrino.
Durante seu discurso na Sessão, o prefeito Colbert Filho pediu para que seja regulamentada na Assembleia Legislativa da Bahia, a região metropolitana de Feira de Santana, proposta por ele, enquanto deputado estadual em 1995. A sessão especial foi marcada ainda pela declamação de poemas, realizada pela presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, Lélia Vítor Fernandes, e por dois alunos do instituto Família Azul Ildes Ferreira.
Uma apresentação sobre a história e valor de Feira de Santana, realizada pelas crianças Cecília de Castro e Gustavo de Castro, emocionou e animou os presentes, e a música ficou por conta dos cantores Letícia Brasil e Jean Santana: todos feirenses, mostrando um pouco do potencial artístico que tem a segunda maior cidade da Bahia.