Patrícia Ferreira de Cerqueira, diretora do Cerqueira Gonçalves, recebe homenagem do Edil Correia Zezito (Câmara Municipal de Feira de Santana)
Confiança e Ética na relação com os clientes. É esta a “fórmula”, segundo a diretora Patrícia Ferreira de Cerqueira, para que a Cerqueira Gonçalves, maior empresa feirense e regional do comércio de material de construção, segunda do Estado no segmento – tenha completado este ano um século de atividades. Por ter atingido este marco temporal, foi alvo de homenagem pela Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quinta (29/06/2023), com uma sessão solene, iniciativa do vereador Correia Zezito (Patriota) bastante prestigiada por lideranças da economia, representantes do Governo Municipal e autoridades.
Agradecida pelo reconhecimento dos feirenses, Patrícia, que representa a terceira geração familiar à frente do empreendimento, destacou na Tribuna da Câmara que o respeito ao consumidor gera “sentimento de aproximação e receptividade”. Elogiou a equipe, “fantástica”, que consegue fazer com que os clientes “se sintam também parte da Cerqueira, como bem indica um ‘chavão’ antigo que diz: meu avô comprava aqui, meu pai comprava aqui e eu também compro aqui”.
Segundo a executiva, além da tradição familiar, o atendimento especializado e os valores defendidos por diretores e colaboradores, a inovação também encaminha a Cerqueira ao sucesso de sua trajetória. A cultura da empresa, em nível de gestão, “sinaliza que ela é tradicional, mas também futurista”. Este conceito, diz a dirigente, vem dos fundadores, “Seu Avelino e Seu Carlos Cerqueira e nos trouxe até aqui”. São cinco lojas instaladas em Feira, sendo uma especializada, com profissionais específicos em cada área, arquitetos e designers. “Essa nossa peculiaridade, de varejar e se especializar, dialoga com a busca da inovação”, assinala.
Um próximo objetivo a ser alcançado, neste sentido, é o projeto Cerqueira Digital, que vai proporcionar um novo formato de atendimento ao público para “conquistar o mercado” também nessa modalidade de comércio. Projetando os próximos 100 anos, Patrícia diz que a Cerqueira Gonçalves deseja “construir a fortaleza para manter os valores e legado herdados dos fundadores, defendidos pelos que exercem a gestão, colaboradores, fornecedores e parceiros”.
Autor do requerimento da sessão de homenagem, o vereador Correia Zezito (Patriota), disse que a Cerqueira praticamente “construiu Feira”, tamanha sua popularidade e credibilidade. Honrado em promover a celebração, “para uma empresa que cresceu em 100 anos junto com a cidade”, ele registrou em seu discurso que, nesse período, “vimos a empresa dando crédito e realizando sonhos”.
A presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB), dirigiu a sessão solene, ao lado do autor da homenagem. Integraram ainda a Mesa a sócia-administradora Patrícia Ferreira; o mais antigo funcionário do empreendimento (quase 70 anos de serviços), Raimundo Simões de Freitas; o secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão e o secretário Municipal de Programas e Projetos Especiais, Carlos Geilson (ambos representando o prefeito Colbert Martins Filho). No plenário, estavam presentes, entre outros, os vereadores Pastor Valdemir (PV), Petrônio Lima (Republicanos) e José Carneiro (MDB); secretário Municipal de Planejamento, Carlos Brito; sócios-diretores da Cerqueira Gonçalves, Mônica Ferreira de Cerqueira, Daniel Ferreira de Cerqueira e Avelino Ferreira de Cerqueira; e o representante do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, Mario Borges.