Revista Alternativa

Cães e gatos: veterinário lista alimentos consumidos por humanos que os pets podem comer

Quem resiste àquela carinha de “pidão” do bichinho de estimação? É difícil para qualquer mãe ou pai de pet se manter firme quando seu cão ou gato têm interesse na comida do tutor.
 
Mas, se você quer ajudar o seu pet a ter uma boa saúde, precisa sim ser firme: o melhor alimento para estes animais, de fato, é a ração. Quando o tutor fornece alimentos de seu próprio consumo para o pet, o organismo do bichinho precisa fazer um esforço para digerir os novos ingredientes. Isso pode causar distúrbios gastrointestinais e intoxicação alimentar, além de resultar em vômitos, diarreia e mal-estar, por isso é preciso limite. Contudo, de vez em quando, e sobretudo como prêmio para adestrar o animal, está liberado oferecer como petisco um alimento consumido por nós humanos.
 
Para não errar no “agrado” ao bichinho, o médico veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da Unime, Felipe Pinheiro, lista os alimentos permitidos. Confira!
 
Caso queira fazer qualquer alteração na alimentação do animal, como trocar de ração ou começar a oferecer alimentação natural, é preciso prepará-lo para que se adapte gradualmente. Na dúvida, procure um médico-veterinário especialista que possa receitar a dieta correta para seu bichinho.  O ideal é que a comida seja oferecida ao pet de forma que ele não fique muitas horas sem comer, conforme a rotina dos habitantes da casa: dê a ração pela manhã e à tarde, e ofereça petiscos adequados nos intervalos.
 
O tutor pode agradar o pet e variar um pouco o cardápio, fornecendo algumas das opções listadas abaixo (como petisco ou até como ferramenta para adestramento), mas nunca substituindo a ração por estes alimentos:
 
PARA CACHORROS:  
Abóbora sem nenhum tempero
Banana sem a casca
Beterraba cozida e sem tempero
Brócolis cozido e sem tempero
Batata doce cozida sem tempero
Carne bovina ou de frango cozida e sem tempero (sem osso)
Cenoura crua e sem casca ou cozida sem tempero
Chuchu cozido e sem tempero
Couve-flor cozida e sem tempero
Espinafre cozido e sem tempero
Goiaba com casca
Inhame sem casca, cozido e sem tempero
Maçã sem a casca, sementes e o miolo
Manga sem casca e sem caroço
Manteiga de amendoim feita em casa, sem sal ou açúcar acrescentados
Melancia sem casca nem sementes
Pera sem casca, sementes e sem talo
Tomates crus e sem semente
 
PARA GATOS:  
Carne de frango preparada sem nenhum tipo de gordura ou osso
Peixes brancos e sem espinhas, salmão e truta, preparados sem gordura
Carne picada de bovino ou aves, misturado com arroz cozido e ovo - sem tempero
Abóbora, cenouras e espinafre — como petiscos
 
Dica importante: tanto para cachorros como para gastos, não é recomendável oferecer produtos industrializados, pois eles contêm sal, açucares e condimentos que fazem mal ao organismo dos bichinhos. 
 
 
Sobre a UNIME  
Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância. Presente no estado da Bahia, a Unime presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unime passou a integrar a Kroton.
 
Sobre a Kroton Med
A Kroton Med é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a Kroton Med possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A Kroton Med possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.
Noticias Recentes

VACINAÇÃO

Bahia registra avanço na cobertura vacinal do calendário infantil em 2023 Os destaques são para

Ler mais »