Revista Alternativa

  4 dicas para o seu filho(a) aprender um novo idioma com mais facilidade

Quanto mais cedo a criança aprender outra língua, melhor o cérebro irá se desenvolver e absorver com mais facilidade o novo conteúdo

Estudos mostram que crianças aprendem idiomas principalmente através repetição, tudo isto em um ambiente imersivo. (Imagem: Unsplash)

Outubro é o mês das crianças, que reforça a importância de um olhar mais preocupado para o futuro e o desenvolvimento dessa faixa etária, desde os primeiros passos. Um dos pontos mais estimulados durante o processo de aprendizagem é a comunicação, sendo um ótimo momento para a aquisição de um segundo idioma, além do materno.

O estímulo do bilinguismo desde os primeiros meses proporciona à criança consiga um futuro com melhores condições, alavancando sua carreira profissional e permitindo um maior contato com culturas de outros países, assim como auxilia na construção de um senso crítico e formação de opiniões.

Estudos mostram que crianças aprendem idiomas principalmente através repetição, tudo isto em um ambiente imersivo. A capacidade de se expressar geralmente se dá de forma espontânea e natural.

Elas podem aprender outro idioma por meio de:

  • Jogos interativos
  • Músicas
  • Filmes e séries
  • Conversação

“Uma das melhores fases para aprender um novo idioma, ainda mais o inglês, considerado uma língua universal, é, de fato, na infância. Tudo é muito fresco, de fácil absorção. O aprendizado durante esta fase funciona como um grande espelho, os pequeninos reproduzem os que lhe é passado através da fala, gestos, movimentos e atitudes. É muito interessante que os pais e responsáveis estimulem em casa e também nos estudos, fazendo com que, quando maiores, consigam alcançar melhores condições no mercado de trabalho”, afirma o psicólogo e CMO da Minds, Augusto Jimenez

Estudos mostram que quanto mais cedo a criança aprender outra língua, melhor o cérebro irá se desenvolver e absorver com mais facilidade o novo conteúdo. Mas afinal, como despertar a atenção das crianças para o aprendizado do inglês? O psicólogo da Minds traz 4 dicas para exercitar o idioma da criançada:

  1. Atividade lúdicas:

A nova geração é muito ligada às telas, gerando um vício exacerbado. Um jeito de fazer com que estimulem a mente, mas brincando e aprendendo, é por meio de jogos, cartas e tabuleiros podem ser bastante eficazes.


2. Música e canções:


Outro jeito é através da musicalidade. Estrofes com repetições e recursos audiovisuais fazem com que as crianças desenvolvam seu contato com melodias, e através do cantar e do dançar, garante um momento de descontração, auxiliando na memorização e familiarização com a língua.
 

3. Prática regular

A proximidade com o idioma vem com o exercício da comunicação. Pequenas frases e perguntas podem ajudar com que as crianças tenham um contato maior com a língua, desde o conhecimento das cores, até as letras do alfabeto. Praticar o idioma em casa garante uma segurança para a fala em ambientes exteriores.


4. Aulas de inglês interativas:

Considere inscrever as crianças em aulas de inglês com professores qualificados com experiência em ensinar de forma dinâmica. Estar em um ambiente no qual ela se sinta confortável é o melhor passo para o desenvolvimento da fluência.

Sobre a Minds Idiomas

Com 15 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Contando com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets, mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira sabe que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalizar e inovar são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds clicando aqui!

Noticias Recentes