A Micareta de Feira se tornou Patrimônio Cultural Imaterial em 2018 e ao longo desses 80 anos de existência, o CEO da Revista Alternativa Girlanio Guirra, em 2005, juntamente com a Câmara Municipal na pessoa do edil Genésio Serafim e a Prefeitura de Feira de Santana na pessoa do então prefeito José Ronaldo de Carvalho, instituíram o Troféu da festa momesca através da Lei Nº 77/2005, com o objetivo de promover a cultura, arte e entretenimento social.
A Revista Alternativa realiza a entrega do Troféu Oscar Folia aos melhores artistas da micareta de Feira de Santana há 15 anos. Esse ano terá um glamour especial por se tratar dos 20 anos da maior e melhor revista do show business do Brasil. Para esse ano a noite de gala, que culmina com o encerramento da Micareta 2023 promete, será um momento de reconhecimento e de homenagem aqueles que se destacam na festa, seja na categoria de melhor cantor, melhor banda, melhor bloco, melhor música, entre outros.
Após três anos sem a realização da Micareta, por causa da pandemia da COVID-19, a festa voltará com todo o seu glamour. Isso é uma ótima notícia para aqueles que amam e valorizam a festa, bem como para a economia local. A micareta é um evento importante para a cidade de Feira de Santana e traz muitos benefícios, como o turismo e a geração de empregos.
Por se tratar de um evento de grande relevância para o município, tanto o governo municipal quanto o governo estadual estão empenhados para que a festa seja realizada com segurança e seguindo todas as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde, a fim de garantir a proteção de todos os envolvidos.
“Ao longo dos anos que fui micaretesco, sempre quis contribuir para que a festa se tornasse de grande relevância para nosso município. Vi nessa homenagem a oportunidade de valorizar os artistas e entidades que se preparam durante todo ano para cada nova edição do maior Carnaval fora de época do mundo. Buscamos o nome do saudoso micaretesco Oscar Marques “Oscar Tabaréu”, um dos precursores da festa, para personalizar o troféu da Micareta de Feira”. Girlanio Guirra