No ano, foram removidas mais de 160 toneladas de cabos em todo o estado, um recorde no recorte semestral
Crédito: Divulgação/Neoenergia Coelba
O volume de fios de telefonia e internet irregulares removidos pela Neoenergia Coelba bateu recorde no primeiro semestre de 2023. Nos seis primeiros meses do ano, mais de 160 toneladas de cabos foram retiradas dos postes da distribuidora na Bahia – uma média de 900 quilos por dia. Esta é a maior quantidade registrada desde a contabilização dos dados e representa um aumento de 157% quando comparado ao primeiro semestre de 2022.
Além da fiação removida, a distribuidora também retirou dos postes cerca de seis mil caixas de telefonia e internet. Estes equipamentos são instalados à revelia da companhia, geralmente utilizam ligação clandestina de energia para serem energizados e não seguem os padrões técnicos de segurança necessários. Com isso, se tornam o principal fator para os incêndios em postes.
“Os números refletem os esforços da Neoenergia Coelba para remover os fios irregulares de internet e mitigar os riscos para a população. Temos equipes dedicadas exclusivamente a estas remoções espalhadas no Estado e, em paralelo, atuamos junto com o nosso departamento jurídico para que sejam adotadas as medidas judiciais cabíveis”, destacou a gerente de Processos de Rede da Neoenergia Coelba, Karin Cynira Barbosa.
Para alcançar este resultado recorde, foram realizadas mais de 25 mil fiscalizações em todo o estado – uma média de 140 por dia. Além das remoções, a distribuidora também emitiu mais de 10 mil notificações sobre as irregularidades das redes às empresas de telefonia e internet com contrato, informando-as detalhadamente acerca das situações.
O cliente também pode ser um aliado da Neoenergia Coelba no combate às instalações de fios de internet e telefonia irregulares. No site da distribuidora, é possível verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência possui contrato. A distribuidora estima que menos de 15% das empresas que atuam na Bahia estão habilitadas junto à companhia.
Para verificar a lista de operadoras regulares, basta seguir os seguintes passos: acesse o site da Neoenergia Coelba (clique aqui) > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas”.
Responsabilidade de manutenção
A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da Neoenergia Coelba tem como objetivo mitigar os riscos causados por ocupações irregulares que não cumprem os requisitos técnico-normativos do setor. Existem duas situações em que as redes de telefonia são passíveis de remoção: a primeira é quando uma empresa atua clandestinamente, sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.
Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).