
FLIFS 2025 celebra 18 anos como a primeira feira literária da Bahia
Entre os dias 23 e 28 de setembro, Feira de Santana será palco da 18ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), consolidando-se como a primeira feira literária da Bahia. Com o tema “FLIFS, 18 anos formando leitores”, o evento celebra sua maioridade com uma programação gratuita e diversificada, que reúne literatura, música, teatro, cultura popular e educação.
O FLIFS é mais que um festival — é um movimento cultural que alcança todas as camadas da sociedade. Crianças, jovens, adultos e idosos encontram nos espaços do evento uma oportunidade de se conectar com a leitura, com a arte e com a diversidade de vozes que compõem o Brasil literário.
A programação inclui 77 lançamentos de livros, 19 mesas literárias com autores convidados, nove shows musicais, espetáculos teatrais, oficinas, exposições, contações de histórias e atividades infantis no Flifinha. Também estão previstas nove apresentações culturais, três oficinas, três exposições e um espetáculo teatral. A Feirinha Livre de Empreendedorismo Popular contará com 18 expositores, reunindo produtos artesanais, editoriais e culturais.
Educação como protagonista
Estudantes da rede pública municipal e estadual participam ativamente do festival, seja como visitantes, seja como protagonistas nos palcos e nas alamedas literárias. Para muitos, é o primeiro contato com autores renomados, com a produção de cordel, com saraus e com o universo da literatura viva. Essa vivência amplia horizontes, desperta talentos e fortalece o vínculo com a escola e com a comunidade.
Uma das iniciativas mais significativas do FLIFS é o Vale-Livro, entregue a alunos e professores da rede pública. Com ele, os participantes podem adquirir obras diretamente na feira, promovendo o acesso à leitura e valorizando o mercado editorial local.
O secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, destaca o papel da educação no evento:

“A FLIFS é uma oportunidade única de integrar cultura e educação de forma viva e transformadora. Ver nossos estudantes circulando pelos espaços, dialogando com autores e participando das atividades é um sinal claro de que estamos no caminho certo. A educação pública precisa ocupar esses lugares, e a FLIFS é um exemplo de como isso pode acontecer com qualidade e afeto.”
Raquel Guirra, coordenadora de programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação e representante da SEDUC na comissão organizadora, reforça:

“O FLIFS é um espaço de encontro, de formação e de encantamento. Ver nossos estudantes interagindo com autores, participando de oficinas e se emocionando com as apresentações é a prova viva de que a educação transforma. Estou muito satisfeita com tudo que vem acontecendo e com o impacto que o festival tem gerado na vida de tantos jovens.”
Parcerias que fazem acontecer
O FLIFS é fruto de uma ampla rede de colaboração entre instituições educacionais, culturais e governamentais. A organização é composta por Casa Amarela, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal da Bahia – Campus Feira de Santana (IFBA), Arquidiocese de Feira de Santana, NTE 19, Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
A realização é feita pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Casa Amarela, Sesc – Serviço Social do Comércio. O evento conta ainda com apoio cultural Educadora FM e da TVE, além do apoio institucional da Fundação Pedro Calmon, Governo do Estado da Bahia.
A coordenadora do FLIFS, Cristiana Oliveira, destaca duas novidades desta edição:

“Este ano incorporamos a Feirinha Livre FLIFS, com empreendimentos da agricultura familiar, economia solidária e artesanato, junto à praça de alimentação com as tradicionais bejuzeiras. Essa iniciativa é fruto do Programa Bahia Literária, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon e das secretarias estaduais de Cultura e Educação. Também estamos realizando o credenciamento dos profissionais que atuam no festival, para mapear quem constrói esse evento tão plural e duradouro. Além disso, desde agosto, o FLIFS vem promovendo ações itinerantes que levam manifestações artísticas a públicos distantes dos grandes centros.”
A Pró-Reitora de Extensão da UEFS, Taíse Bomfim, reforça o impacto cultural e educativo do festival:
“Mais do que uma celebração, esses 18 anos representam a construção contínua de um legado. O FLIFS reafirma, ano após ano, o poder da literatura como base para a cidadania, para o pensamento crítico e para a valorização da diversidade. É uma trajetória que transforma e inspira.”
Atrações confirmadas
Entre os nomes confirmados estão Sérgio Vaz, Aline Bei, Penélope Martins, Antonio Marinho, Ricardo Ishmael, Auritha Tabajara, Aldri Anunciação, Izabel Nascimento, Franklin Maxado, Sueli Valeriano e Paloma Amado, filha de Jorge Amado. A programação também contará com a presença de Maria João Amado e Guida Moira, que farão uma celebração especial à obra Amadas Canções, de Jorge Amado.
Os shows musicais incluem apresentações de Jau Peri, Ilê Aiyê, Bambas do Nordeste, Maryzélia & Pretinho da Serrinha e Paulinho Jequié. Um dos momentos marcantes será o tributo ao cantor e compositor Carlos Pitta.
Na programação infantil do Flifinha, destaque para o espetáculo Drummond para Crianças, contação de histórias com Paula Brito e sarau com jovens autores.
A Praça Padre Ovídio será novamente o coração pulsante do festival, reunindo leitores, escritores, artistas e educadores em uma celebração da palavra e da imaginação.



