Revista Alternativa

BANDO ANUNCIADOR volta às ruas de Feira de Santana


BANDO ANUNCIADOR 2023
– Por: Luiz Tito/ DIGAÍ FEIRA

Resgatado por iniciativa da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana em 2007, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), e em junho de 2022 inserido no calendário de festas populares oficiais do município, neste domingo(9) o Bando Anunciador voltou às ruas da Princesa do Sertão com muita irreverência, alegria, cores e criatividade.

Foliões conduzindo cartazes com frases de protesto e mensagens de amores também se destacaram. Vale ressaltar que há três anos devido a pandemia do Covid- 19 o evento não acontece.

Em alguns bairros o foguetório começou as primeiras horas do domingo, era o bando local se organizando para caminhar em ritmo de folia até as ruas do centro da cidade, formando uma verdadeira pluralidade de grupos artísticos, de grupos sociais e tribos urbanas.

Os diversos Bandos de diferentes bairros arrastando foliões percorreram ruas do centro da cidade, formaram um cortejo que deu ênfase à cultura popular e encantou o grande público presente, exalando alegria, brilho e energia em todo o seu percurso.

Para o diretor do Cuca, Aldo Morais, o Bando Anunciador se consolida como uma das mais expressivas manifestações da cultura popular de Feira de Santana. ”É um espaço de celebração da nossa diversidade”.

Fotos: Luiz Tito

Noticias Recentes

FLIFS 2025 celebra 18 anos com shows, homenagens e programação diversa em Feira de Santana 

Entre os dias 23 e 28 de setembro, Feira de Santana será palco da 18ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), consolidando-se como a primeira feira literária da Bahia. Com o tema “FLIFS, 18 anos formando leitores”, o evento celebra sua maioridade com uma programação gratuita e diversificada, que reúne literatura, música, teatro, cultura popular e educação.

Ler mais »