Revista Alternativa

Sprite realiza ativação de limpeza na desembocadura do Tarumã em Manaus, agregando ao projeto que já coletou mais de 5 toneladas de resíduos pelo Brasil 

fotografias: Thaís Araújo

A ação, que aconteceu dia 24 de junho, coletou 836kg de resíduos sólidos e é uma parceria do projeto Remada Ambiental, projeto Blue Keepers e Solar, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil nesta região 

No mês em que é celebrado a preservação do meio ambiente com ações ambientais pelo mundo, a marca Sprite reforça seu calendário de limpeza de praias, rios e lagoas que teve início em novembro de 2022. Na mais recente etapa, no dia 24 de junho em Manaus, a ação reuniu 89 voluntários, com a coleta de 836kg de resíduos sólidos na desembocadura do igarapé Tarumã-Açu.

O projeto Remada Ambiental foi o responsável por liderar localmente a ativação a partir da Marina do Davi. Na ocasião, foram entregues luvas e sacos plásticos para coleta aos voluntários, recebidos com mesa de frutas, hidratação e, claro, muita Sprite para refrescar. Os resíduos potencialmente recicláveis foram encaminhados para o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do Projeto Remada Ambiental, e, após a atividade, foram triados e reciclados pela cooperativa de reciclagem parceira da iniciativa, a Ecocooperativa.

O projeto de limpeza de praias de Sprite envolve seis grandes cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA) e Santos (SP), onde cada uma recebe pelo menos quatro ativações de mobilização, sensibilização e coleta de resíduos – realizadas em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil e o projeto Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

O projeto Remada Ambiental foi criado em maio de 2016 por conta da grande quantidade de lixo que existe no igarapé Tarumã-Açu. Hoje, já passaram mais de 5 mil voluntários pelas ações, que estão sempre dispostos a contribuir com a limpeza. “A Remada Ambiental é uma ação que proporciona uma experiência de vida aos voluntários. Depois de ver de perto a polução causados pelos resíduos que em sua maioria vem da cidade pelo arraste de chuvas, o voluntário assume uma outra postura, de cuidar os seus resíduos e encaminhar de forma mais adequada, se tornando um multiplicador”, completa Joice Pinho Maciel, cofundadora Projeto Remada Ambiental.

Sprite também contou com o apoio da Solar, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil nesta região. “Para nossa Companhia, poder impulsionar ações de cuidado e proteção do meio ambiente, com foco na nossa região de atuação e, principalmente, aqui no Amazonas é fundamental. A Solar tem como objetivo se tornar referência na gestão de resíduos e entendemos que mutirões voluntários de coleta, para além de contribuírem para a limpeza e circularidade, impactam ainda mais na conscientização ambiental e geração de conhecimento sobre a temática da sustentabilidade. Então, poder apoiar as ações de Sprite tem sido uma missão que nos inspira e nos dá muito orgulho”, destaca Renata Melo, Diretora Regional da Solar Coca-Cola.

Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil, complementa: “Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite se iniciou em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”.

Mapeamento dos resíduos plásticos  

O Blue Keepers, parceiro de Sprite no projeto nacional de ativações, anunciou recentemente seu Webmapa, ferramenta online pública, que mapeia e mostra detalhadamente os pontos críticos potenciais de escape de resíduos plásticos por todo o Brasil, sua probabilidade de trânsito nas bacias hidrográficas, e o risco de chegar ao oceano.

“Pode parecer curioso falarmos de combate ao lixo no mar em Manaus, mas o município é um ponto de atenção em nosso Webmapa com classificação alta para o escape de resíduos plásticos para o ambiente, e um risco muito alto desse mesmo resíduo navegar até o oceano”, explica Gabriela Otero, Coordenadora do Blue Keepers. “Faz todo sentido ativarmos as limpezas de igarapé na região, mas principalmente chamarmos a atenção para a necessidade de prevenção, de fechar a torneira dos escapes de plásticos para o ambiente de um lugar que é o centro da preocupação global como a Amazônia”, complementa. O mapa digital estará em breve disponível no site do Pacto Global da ONU no Brasil: Link

Sobre a The Coca-Cola Company 

The Coca-Cola®️ Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola®️, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais clicando aqui e siga-nos no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Sobre a Solar Coca-Cola 

Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 15 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país e tem a ambição ser referência mundial em serviços, produção e distribuição de bebidas. Para isso a companhia busca avançar nas melhores práticas que levam a um ambiente cada vez mais sustentável. Saiba mais: link.

Sobre Blue Keepers 

O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulam no mar.

Sobre o Pacto Global da ONU 

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website: link.

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website.

Noticias Recentes

VACINAÇÃO

Bahia registra avanço na cobertura vacinal do calendário infantil em 2023 Os destaques são para

Ler mais »