Revista Alternativa

Correios institui CEP para Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira 

Porto Segura/BA, 19/10/2023 – Os Correios entregaram nesta quinta-feira (19), ao Cacique da Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, Syratã Pataxó, um envelope com muito significado. O endereço de destino continha, pela primeira vez, o Código de Endereçamento Postal (CEP) da Reserva recém-atribuído pela estatal.   

A entrega aconteceu durante a abertura do 44º Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista (Conat), realizado pela ABRAT – Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas e ABAT Associação Baiana de advogados Trabalhistas, em Porto Seguro/BA, região que abriga cerca mais de 20 aldeias Pataxó. Estavam presentes a coordenadora do grupo de trabalho de Igualdade de Gênero e Raça, Respeito à Diversidade e Enfrentamento aos Assédios, Vilma Reis, representando o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; e a presidenta da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Bernadete Kurtz, além de representantes de diversos órgãos de advocacia do País e de representantes do Poder Judiciário.   

 

Dentro do envelope entregue ao Cacique, estava uma carta do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. “Um CEP é muito mais do que um código numérico; é condição básica para o exercício da cidadania. Ter um endereço oficial reconhecido pelo poder público é o primeiro passo para o acesso a uma infinidade de serviços públicos e privados”, escreveu o presidente. “Não posso deixar de destacar que a comemoração de hoje só é possível graças ao ato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, em seu primeiro dia de mandato, retirou os Correios da lista de privatizações, para que possamos continuar atuando como braço do governo federal em todos os pontos do Brasil”, completou ele.  

Vilma Reis destacou a relevância da ação e lembrou a função social dos Correios. “Para nós é fundamental, como a empresa que leva a prova do ENEM, que faz um serviço público com perfeição, que leva mais de 200 milhões de livros para todo o país, que a gente agora faça o CEP de todas as comunidades que faltarem”, disse ela.  

O Cacique Syratã Pataxó lembrou que, para os povos indígenas, a resistência é uma necessidade. “Viver, nós já vivemos no passado, antes da colonização. Hoje, é resistência. É resistir para existir”, disse ele. “Nossas aldeias estão abertas para vocês conhecerem. Só vocês conhecendo nossa realidade é que vão saber da nossa luta”, falou. O Cacique agradeceu “em nome do povo Pataxó, dos anciões, dos caciques que enfrentaram, que deram oportunidade para hoje estarmos aqui na frente de todos”.   

O CEP da Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira estará disponível no site dos Correios a partir de 1º de novembro. Os moradores da Reserva já poderão informar o número para realizar qualquer transação comercial, financeira ou governamental.  

Sobre o CEP 

O CEP (Código de Endereçamento Postal) é um conjunto numérico constituído de oito algarismos, que orienta e acelera o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios. Por ser essencial para a localização de um determinado endereço, sem ele não é possível realizar cadastro em instituições bancárias, lojas ou comprar pela internet. A atribuição de um CEP para uma região contribui para o exercício pleno da cidadania. Para saber mais sobre o CEP, visite o site dos Correios.   

Sobre o povo Pataxó  

Os Pataxó vivem em aldeias no Sul Estado da Bahia e norte de Minas Gerais. Estão em contato com não-indígenas desde o século XVI. Sua língua nativa é o Patxohã. O site do Instituto Socioambiental (Isa) traz informações sobre a luta dos povos originários. Ainda, o site Povos Indígenas no Brasil traz informações sobre os Pataxó e outros povos indígenas.   

Noticias Recentes

VACINAÇÃO

Bahia registra avanço na cobertura vacinal do calendário infantil em 2023 Os destaques são para

Ler mais »