REVISTA ALTERNATIVA
A FAMÍLIA DE SOBRENOME SUCESSO!
 
TWITER - FACEBOOK - EMAIL - FANPAGE
 
 
Dodô e Osmar, a história do Trio Elétrico
 
 

O trio elétrico dos músicos Dodô e Osmar comemora 70 anos de existência em 2020, enquanto o axé completa 35 anos. Sem essa carreta sonorizada, o Carnaval baiano definitivamente não seri a o mesmo.

Mas quem frequenta os circuitos da festa baiana e se impressiona com a estrutura dos palcos móveis, sequer pode imaginar que no início os trios não passavam de um carro com um amplificador ligado à bateria.

E não era trio. Era dupla. E que dupla: os músicos Dodô e Osmar (que dão nome a circuitos de desfiles de Salvador) foram os criadores desse conceito.

História e evolução do Trio Elétrico

Tudo começou em 1951, quando o clube recifense Vassourinhas convidou os dois músicos para tocar no Carnaval de Salvador em um Ford 1929 que foi restaurado para a apresentação. O sucesso entre o público foi enorme.

No ano seguinte, eles chamaram o músico Temístocles Aragão para participar do Carnaval. Foi com essa formação que começaram a ser chamados de Trio Elétrico.

O nome pegou e outras bandas que tocavam em carro aberto passaram a receber o mesmo nome. Armandinho, filho de Osmar, lembra que, com o passar o do tempo, os veículos que levavam os músicos foram aumentando de tamanho para acompanhar o crescimento das bandas que participavam da festa.

Os soteropolitanos Adolfo Nascimento (“Dodô” – 10/11/20) e Osmar Alvares Macêdo (22/03/23) foram responsáveis por um dos capítulos mais férteis da história da música de raiz nordestina e até mundial.

Eles conseguiram além de eletrificar o frevo pernambucano e criaram uma nova forma de levar a música para os foliões do carnaval de Salvador e depois de todo o Brasil.

A dupla esteve na ponta do desenvolvimento tecnológico agregado à música, pois criou, no ano de 42, uma guitarra elétrica, “a guitarra baiana”, um ano depois do norte-americano Les Paul ter construído seu primeiro protótipo de guitarra elétrica.

A “dupla elétrica” também elevaram o frevo a um nível instrumental jamais imaginado pelos pernambucanos.

Dodô & Osmar estabeleceram novos padrões para o ritmo e depois viriam a incorporar outros gêneros musicais nordestinos e outros à folia “carnavalizante” do Trio Elétrico que mudou a face do carnaval na Bahia e depois em todo o país. 

Replica do Ford 1929 feita em 1975 para celebrar o primeiro carro de trio eletrico de salvador criado por dodo e osmar em 1950

Replica do Ford 1929 feita em 1975 para celebrar o primeiro carro de trio eletrico de salvador criado por Dodô e Osmar em 1950

fonte:https://www.bahia.ws/historia-do-trio-eletrico/

 
PODCAST
 
     
     
TWITTER : twitter.com/RAlternativa    
FANPAGES : facebook.com/revistaalternativa.bahiabrasil facebook.com/trofeuoscarfolia  
E-MAILS : gguirra90@gmail.com    
ZAP : (75) 99155 9399    
     
Jesus com a Gente!