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Como manter uma rotina saudável de sono e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida.
 
 

Há de se convir que as pessoas não passariam um terço da vida dormindo se isso fosse uma coisa desnecessária, concorda? Se o sono fosse um mero luxo, já teriam abolido durante a história da humanidade. Mas não foi. Uma boa noite de sono proporciona a capacidade para as pessoas continuarem a trabalhar, estudar, produzir e sobreviver!

O desempenho tanto mental como o físico é diretamente impactado pela qualidade do sono. Passar longas horas sem dormir afeta o sistema imunológico, já que depende desse momento para se fortalecer. Mas como podemos manter uma rotina saudável de sono?

Esse é um dos assuntos que o professor de educação física Diego Paladini e a instrutora de yoga Dafne Amaro, que possuem mais de meio milhão de inscritos no canal Saúde na Rotina, abordam no livro Dá Pra Ser Saudável Sem Ser Chatolançamento do selo Academia, da Editora Planeta. De forma irreverente, os autores separaram algumas dicas para manter a rotina do sono saudável, confira:

Ambiente do quarto:

A população mundial pode ser dividida em pessoas que são capazes de dormir em ambientes luminosos e barulhentos (como a Dafne) e pessoas que precisam de um ambiente minimamente acolhedor para conseguir pregar os olhos (como o Diego). Se a pessoa é do clube da Dafne, muitos invejam um pouco. Se for como Diego, considere fazer algumas coisas das próximas vezes em que for se deitar. Diminua a luminosidade ao máximo. Se for acender luzes, prefira fontes menos fortes de luminosi­dade. Às vezes, para achar o pijama a luz do celular já é suficiente. Tente diminuir o barulho o máximo que conseguir. Vedar portas e janelas (desde que não deixe o quarto abafado) contra ruídos pode ser uma solução também. Menos luz, menos som, mais sono restaurador.

Celular longe:

Eis uma técnica controversa para acordar cedo. Você co­loca o alarme de celular bem alto e deixa o aparelho fora do seu alcance ao deitar na cama. Ao ouvir o barulho de manhã, é obrigado a levantar para desligar o aparelho, pelo qual você já passou a nutrir certo ódio. Não é inco­mum pessoas relatarem acordar já enraivecidas, contem­plando um rancor bem pesado por si mesmas. Quando Diego testou essa polêmica estratégia, chegou por um momento a desejar voltar no tempo para simplesmente se auto­-ofender oralmente e tentar dissuadir a si próprio da mirabolante ideia. Há pessoas que, não importa o que aconteça, sempre acordam de bom humor. Se a pessoa faz parte dos outros 99%, o autor sugere um certo cuidado ao tentar essa técnica.

Acordar cedo no frio com música:

Acordar cedo pode ser uma tarefa desafiadora. No frio, então, é muito tentador se manter embaixo das cobertas o máximo possível. Uma dica que os autores sempre fornecem (e que funciona muito) é trocar mensalmente (ou com uma frequência maior) o som do alarme do despertador. Quando acostumam com um som, é normal se deixar influenciar menos por ele. É maluco isso! Dormir quentinho no inverno é muito bom. Às vezes é preciso um choque sonoro im­portante para sair dessa comodidade.

 

fonte:  livro, Dá Pra Ser Saudável Sem Ser Chato (Professor de educação física Diego Paladini e a instrutora de yoga Dafne Amaro)

 

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