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Saúde: Como aumentar a massa muscular
 
 

Especialista em treinamento explica como a hipertrofia pode ser

alcançada de maneira saudável

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O aumento da massa muscular, ou seja, a hipertrofia, provoca um crescimento visível da musculatura e pode ser alcançado por meio de exercícios físicos direcionados por profissionais bem preparados. A hipertrofia não se deve somente à musculação, podendo acontecer também, de forma saudável, com exercícios aeróbicos e com exercícios funcionais e integrados, contudo, a principal forma de consegui-la são os treinos de força.

 

“Não existe um exercício mágico, mas as diretrizes encorajam o uso de exercícios multiarticulares como supino, agachamento, levantamento terra (exercício de treinamento com pesos), entre outros”, explica Diogo Rodrigues, sócio e um dos fundadores do TIBRA – Treinamento Integrado Brasil.

 

O exercício físico faz com que o organismo crie músculos a partir de estresse metabólico e mecânico. O corpo pode induzir o crescimento desses músculos por meio da lesão no tecido muscular (no caso do exercício) ou também responder a hormônios como a testosterona. É por essa razão que os homens criam músculos mais facilmente do que as mulheres, já que possuem aproximadamente trinta vezes mais testosterona que elas. 

 

O treino de hipertrofia não costuma ser simples, mas mesmo assim, muitas pessoas costumam fazer sem o acompanhamento adequado. “Os erros mais cometidos na prática do exercício para se ganhar massa muscular estão na periodização e planejamento do programa de treinamento, na progressão da carga, na técnica da execução, que pode ser feita errada, e o treino desequilibrado, ou seja treinar mais algum grupo muscular do que outros”, conta Diogo.

 

Além desses erros, o abuso de drogas para conseguir resultados supra fisiológicos pode trazer problemas de saúde, e principalmente ao coração. Porém, se bem realizado e com o apoio apropriado o indivíduo está apto a buscar músculos maiores, lembrando que para ser considerado saudável a pessoa deve ter de 10 a 19% de gordura para homens e 16 a 22% para mulheres, independente do volume muscular.

 

*Fonte: Foss & Keteyian, 2000.

 

 

Sobre TIBRA

O TIBRA (Treinamento Integrado Brasil) foi criado em 2015 com o propósito de levar o exercício físico para todos, e em qualquer lugar. Em 2016 o grupo participou de alguns eventos beneficentes que impul4sionaram a expansão dos horários de aulas oferecidos. Hoje o TIBRA disponibiliza duas aulas semanais pela manhã e duas aulas durante à noite, além da tradicional aula aos sábados.

 

Coordenado pelos sócios Diogo Rodrigues e Rairtoni Pereira o objetivo do grupo para os próximos meses é a expansão do treinamento em novos parques, além de atender empresas e fazer palestras sobre atividade física, emagrecimento e alimentação.

 

As aulas são recomendadas para todas as pessoas, dos 14 aos 50 anos, com lesões ou sem. São trabalhados exercícios com corda naval, kettlebell e a calistenia, que é um sistema de exercícios físicos no qual o interesse está nos movimentos de grupos musculares, mais que na potência e no esforço.

 
 
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